Caso esses gastos sejam maiores do que o esperado, é hora de filtrar a planilha para identificar para onde o dinheiro está indo e o que está consumindo em excesso a verba familiar a ponto de desregular a saúde financeira da casa.
Essa etapa costuma vir naturalmente no momento em que vocês analisam o quanto gastam por mês, mas mesmo assim destacamos aqui que ela é fundamental para contribuir com a economia do lar.
O orçamento familiar é uma das melhores formas de controlar os gastos e se preparar para possíveis imprevistos dentro de casa.
Um orçamento eficiente deve se dividir em categorias que facilitam o controle de onde o dinheiro está sendo gasto. As principais categorias incluem:
Em outras palavras, ele existe justamente para registrar os ganhos e gastos dentro de casa, por exemplo:
Sendo assim, entram na categoria de despesas familiares os custos que dizem respeito a todos os membros da família, como:
Para entender melhor, veja com mais O Que é Um Orçamento Familiar facilidade por que um plano pessoal não é a mesma coisa que um orçamento familiar:
No mais, com o restante dos membros da casa, o diálogo sobre orçamento familiar precisa ser mais sério, com conversas honestas sobre quanto cada um ganha, com quanto cada um pode ajudar e as expectativas e sonhos pessoais de todos.
Planilhas de orçamento familiar são ferramentas simples e eficazes para manter as finanças organizadas. Existem diversas planilhas gratuitas que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade de cada família. Algumas dicas para usar incluem:
Por isso, explicamos que o orçamento familiar se trata de um plano que vocês montam juntos para cuidar do dinheiro de todos, considerando sempre os objetivos de cada um, bem como os ganhos e gastos gerais.
Dicas extras para elaborar o orçamento familiar Planejar o orçamento familiar pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, confira algumas dicas extras de como elaborar esse planejamento.
Nesse sentido, comecem definindo um teto de gastos para manter tudo controlado e conseguir poupar dinheiro.
Para isso, é preciso registrar todos os tipos de fontes de renda recebidos por cada integrante, como:
Que tal juntar a galera pra aprender como organizar o orçamento familiar de um jeito que funcione de verdade?